Muitos usuários ainda se perguntam sobre a verdadeira capacidade de armazenamento do Firebird. Pesquisando em grupos de discussão na internet, podemos encontrar diversos questionamentos sobre o assunto. Uns sugerem ser problemas de memória, outros a real capacidade da aplicação. Mas isso ocorre de fato ou é mito?
Outras perguntas muito frequentes também são sobre os tipos de arquivos que podem ou não ser armazenados em um banco de dados Firebird e a possibilidade de inserir instrução SQL em banco de dados Firebird recém-criado.
Para pôr fim a estes mistérios, convidamos o especialista DBA Firebird, Edson Gregório, fundador e criador da comunidade Meu Querido Firebird para uma entrevista sobre o assunto.
A capacidade de armazenamento ainda é um problema para usuários Firebird ou é um mito?
É um mito. O usuário pode enfrentar problemas de capacidade e lentidão por uma limitação de memória no seu banco de dados. O Firebird 4.0, por exemplo, vem com infraestrutura que possibilita maior capacidade, temos tabelas com mais de 18TB. Jamais vi um banco sequer chegar a terabyte. Sendo assim, problemas de capacidade de armazenamento com o Firebird, trata-se de mito e está ligado, na maior parte dos casos, à memória.
Sim, é indicado e não somente XMLs, mas também outros arquivos como PDFs, XLS, Doc e outros. No caso dos XMLs, a legislação obriga emitentes de NF-e a guardarem os XMLs por pelo menos cinco anos. Pois como se sabe, empresas podem sofrer com fiscalizações e devem prestar contas do que foi movimentado no período estipulado.
É indicado também a contratação de uma plataforma séria que disponha ao usuário backups com certa frequência e a retenção desses dados por um período especificado. O ideal é compactar os arquivos antes de subir ao banco de dados em nuvem! Desta forma não haverá perda fútil de memória e sobrecarregamento dos discos.
Servidor incorporado ou embarcado são mais comuns em versões mais antigas do Firebird, como a 3.0 e a 2.5. Quando configurada, a plataforma cede a opção de multiusuários ou monousuários, dependendo do que o usuário busca. Normalmente, a opção de servidor embarcado será optada em hospedagens locais e não em nuvem. Sobre as DLLs, é possível rodar scripts normalmente.
Você já conhece a plataforma Firebird da SaveinCloud? Teste GRÁTIS por 14 dias!