Muitos usuários do banco de dados Firebird costumam se queixar, em grupos de discussão na internet, sobre a verdadeira capacidade de armazenamento e memória da aplicação. Apesar disso, poucos se dão conta de que o problema pode ser muito mais simples de resolver do que aparenta.
Alguns (as) desenvolvedores (as) enfrentam esse tipo de situação por não atualizarem a versão do seu Firebird para a mais recente, outros (as) temem a mudança e assim, consequentemente perdem dados, e optam por não realizar.
Sempre que é disponibilizada uma versão nova da aplicação, diversos ajustes são implementados para que o (a) usuário (a) possa dispor da maior disponibilidade possível de seu banco de dados. Quando a pessoa decide por não realizar a atualização, deixa de dispor desses novos recursos que otimizariam sua solução atual.
O primeiro ponto para quem busca solucionar problemas de capacidade de armazenamento e memória é atualizar a versão de seu banco de dados Firebird. Em dezembro de 2021, foi liberado inclusive o release da versão 4.0.1 e você pode conferir as principais mudanças em nosso artigo, leia aqui.
Resguardado o volume de dados de cada usuário (a), é preciso considerar também o fluxo e a periodicidade de informações recebidas e movimentadas no banco. Versões como a 2.5 e até mesmo a 3, limitam o usuário no uso da ferramenta.
A versão 4, por exemplo, dispõe de maior disponibilidade, possibilitando uma maior carga de dados em suas movimentações. A versão mais recente, possibilita até 128Tb de armazenamento. Em vista, de que a maioria das pessoas não tem essa volumetria de dados, são recursos suficientes para que você não enfrente problemas de lentidão! À exemplo, uma única tabela no Firebird dispõe de 18Tb.
Outro ponto importante é realizar com frequência o backup de suas informações, que além do incremental deve contar com um backup full semanal. Assim que realizar, é importante também efetuar a limpeza de backups antigos que podem estar ocupando memória desnecessária em seu banco de dados.
Confira o que o especialista DBA Firebird, responsável pelo projeto Meu querido Firebird Edson Gregório, tem a dizer sobre a verdadeira capacidade do Firebird em nosso Podguru, o podcast da Comunidade Tecguru:
Você já conhece a plataforma Firebird da SaveinCloud? Teste GRÁTIS por 14 dias!